• Chef. Ana Maria Tomazoni

Bacalhau Cremoso Gratinado a Moda Francesa

Em tempos de Corona vírus, cozinhar em família está muito presente. Hoje pensando em semana Santa e Páscoa preparamos uma receita com toque francês , da região da Provence, a “brandade de morue” é um purê feito com bacalhau, alho, leite, creme de leite e azeite de oliva. Normalmente é servido com torradas.


Na verdade, tem algumas alterações na receita original por conta dos ingredientes.


Mas, para os que gostam de gastronomia internacional e novidade a começar pelo nome. "Brandade" vem do verbo "brandar", que, em dialeto provençal, significa "misturar". A mãe da minha nora Melanie, nossa querida Mamãe Sylvie, gosta muito de preparar esse prato na semana da Páscoa, portanto, um prato de família especial, que compartilho com vocês com muito carinho e ótimas lembranças!



Bacalhau Cremoso Gratinado a Moda Francesa



Ingredientes


400g de lombo de bacalhau dessalgado

2 litros de água

400g de batatas

1 xícara de chá de creme de leite

6 dentes de alho picado

400ml de leite fervido

Sal – pimenta do reino e noz moscada

100 g de queijo (para gratinar)

Torradas para acompanhar ou servir.



Modo de Preparo


  1. Em uma panela com água, ferva a posta de bacalhau por 7 minutos. Desfie bem o bacalhau e reserve.

  2. Na mesma panela que ferveu o bacalhau cozinhe a batata com casca. Assim que cozida retire a batata, tire a casca e amasse, junte o leite e o sal, noz moscada e leve ao fogo. Deixe cozinhar em fogo médio até ficar um purê. Bata no processador ou mixer. Junte o creme de leite fresco, para ficar mais leve e cremoso, reserve.

  3. Coloque em uma frigideira, o azeite e os dentes de alho picados. Cozinhe lentamente até o alho ficar bem douradinho. Junte o bacalhau desfiado.

  4. Misture o bacalhau ao creme do processador.

  5. Coloque o creme em refratário que vá do forno à mesa, cubra com queijo (que gostar e que gratine (sugestão: parmesão com muçarela misturado, pois estamos no Brasil é mais fácil).




86 visualizações

© 2023 por VIVENA Comunicação.