top of page
  • Foto do escritorKelly Moura Fé

ANA TOMAZONI CELEBRANDO COM COMIDA DE VERDADE: ANIVERSARIO DO MERCADO RUDGE RAMOS


Mercado Municipal do Rudge Ramos Crédito: Omar Matsumoto


Patrimônio histórico-cultural de São Bernardo, o Mercado Municipal do Rudge Ramos (Avenida Caminho do Mar, 3344) completa 50 anos de história. No dia 10 de novembro contou com uma grande festa. Organizado pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, a celebração começou às 10:00, com a bênção do Padre Beto, da Igreja São João Batista, e foi até às 21:00, com workshops gastronômicos, apresentações musicais, pinturas faciais e de dança.


Inaugurado em 1968, o mercadão conta com 65 lojas, com diversos tipos de produtos, que vai das verduras, legumes, carnes e laticínios a calçados, roupas, papelaria e utensílios domésticos. Possui cerca de 3.000 frequentadores por semana. Mais do que um espaço para compras, o Mercado Municipal do Rudge Ramos fortaleceu ao longo desses anos a relação de amizade entre os comerciantes e moradores.



O Mercado Municipal do Rudge Ramos funciona de segunda à sábado, das 8:00 às 19:00, e está localizado na Avenida Caminho do Mar, 3.344, bairro Rudge Ramos.


A Escola Sabor & Saber Gastronomia participou com Oficina Gastronômica com pratos vegetariano, utilizando a abobora como vegetal rico em vitaminas, sais minerais e um grande coringa na mesa do dia a dia da Culinária Brasileira.

Nossa ação aconteceu as 19:00, com publico participando e degustando nossas receitas! Tudo em clima de muita festa e querendo mais oficinas de gastronomia. A Educadora e Chef de Cozinha Ana Tomazoni, contou com a colaboração dos associados do Movimento Internacional Slow Food (Alimento BOM – LIMPO E JUSTO) que encantaram o público.












O Mercado do Rudge faz parte da história de São Bernardo do Campo. Frequentador do espaço, o prefeito Orlando Morando exalta a trajetória e toda a representatividade do Mercadão. “A Prefeitura apoia todas ações que valorizam a história da nossa cidade. Este lugar, em especial. Sua tradição é reconhecida por toda a população”,

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, é fundamental preservar o patrimônio histórico-cultural da cidade, por isso esta Pasta está à frente de toda a programação. “Vínhamos ao Mercado do Rudge em passeios de final de semana. Sendo uma das metas do governo Orlando Morando, o resgate e estímulo a pontos tradicionais da cidade, esta festa, em ação conjunta, para comemorar 50 anos do espaço, ratifica esse propósito”, disse.

Há previsão de uma Revitalização, com parcimônia onde o Mercado Municipal deverá passar por adequações para melhorar a sua acessibilidade, além de outras intervenções que estão em estudo. As obras deverão ser feitas pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Associação dos Permissionários do Mercado Municipal.






CREME DE ABÓBORA ESPECIAL


Ingredientes:

– 1 colher de sopa de azeite de oliva

– 2 dentes de alho (grandes e picados)

– 1 cebola (picada)

– 4 xícaras de abóbora (cabotiã) cozida sem casca

– 1 ½ litro de caldo de legumes caseiro ou água

– Sal e noz moscada a gosto

– 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

– 2 frutos cambuci sem casca

Modo de Preparo:

1. Lave a abóbora com muito cuidado e higienize. Deixe com a casca e fure com o garfo.

2. Leve a abóbora ao micro-ondas por 10 minutos potência alta, vire do outro lado e deixe + ou – 10 minutos. (ou até ficar macia).

3. Espere esfriar retire a casca e bata no liquidificador com água ou caldo de legumes caseiro. Se usar o fogão convencional. Descasque a abóbora e cozinhe com água.

4. Em uma panela coloque o azeite o alho e a cebola e refogue. Junte a abóbora batida, o sal, a noz moscada, o gengibre ralado, e o cambuci deixe ferver por aproximadamente 10 minutos.

5. Mexa com frequência, até formar um creme homogêneo, brilhante e cozido.

6. Sirva quente.


CREME DE ABÓBORA (CURAU)

Ingredientes:

– 5 xícaras de chá de abóbora (cabotiã) japonesa

– 1 litro de leite

– 1 xícara de chá de açúcar ou a gosto

– 1 pitadinha de sal

– 1 vidro (200ml ) de leite de coco

– Canela para polvilhar (ao servir)

Modo de Preparo:

1. Lave a abóbora com muito cuidado e higiene, deixe com a casca, fure com garfo.

2. Leve a abóbora ao micro-ondas por 10 minutos potência alta, vire do outro lado e deixe + ou – 10 minutos. (ou até ficar macia).

3. Espere esfriar retire a casca e bata no liquidificador com leite, Se usar o fogão convencional. Descasque a abóbora e cozinhe com água.

4. Escorra a água e espere esfriar. Depois, coloque-a no liquidificador com 500 ml de leite.

5. Bata bem e coloque em uma panela, junte com os 500 ml de leite, se quiser coloque o leite de coco e o amido. Não se esqueça da pitada de sal para realçar o sabor.

6. Mexa com frequência, até formar um creme homogêneo, brilhante e cozido.

7. Sirva quente ou frio polvilhando a canela a gosto.

Obs.: Você pode usar a abobora cozida para saladas, purês salgados ou doces. - quibes - docinhos de festas ou sorvetes


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page