top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Alimentos e Imunidade

Pensando na possibilidade das pessoas em casa se envolverem e participando no preparo das refeições em família, um auxiliando o outro, como temos sempre levado essa mensagem às pessoas que nos procuram, para vivenciarem experiências no ato de cozinhar, num congraçamento maravilhoso.


Nesse espírito estamos publicando mais essas dicas e receita.

Veja o vídeo com a educadora Alimentar Dra. Ana Maria Tomazoni e Dra. Gislene Rocha, nutricionista comportamental e alimentação consciente, saúde a todos!



Dicas

  • Ter uma alimentação saudável é a melhor forma para assegurar o consumo adequado de todas as vitaminas e minerais que nosso organismo necessita diariamente. Os alimentos naturais, orgânicos e integrais vem ajudar através da alimentação a melhorar o funcionamento do organismo.

  • A maior atenção que tem sido dada aos alimentos da terra é que as informações ocorrem pelo fato dos consumidores estarem cada vez mais conscientes da ligação entre saúde e nutrição, ou seja: preferência à prevenção e não à cura de doenças.

Onde estes alimentos atuam no organismo, como preventivos?


  • Os vegetais, hortaliças, frutas, chás, trigo e peixes, podem melhorar o sistema imunológico, fazendo com que nosso organismo se defenda de micro-organismos nocivos.

  • Os Alimentos com atividade antioxidante: protegem o nosso organismo do envelhecimento celular, auxiliam no combate a várias doenças e contribuem para o fortalecimento do sistema imune. São ricos em Vitamina C, Zinco, Vitamina E, Betacaroteno. Podemos encontrar na cenoura, abóbora, brócolis, espinafre, tomate, leguminosas entre outros.

Nossa sugestão de hoje é o trigo grão, mas pode ser feita com feijão, lentilha, fava ou outro grão que tiver. Inclusive pode misturar mais de um grão.

Qualquer dúvida escreva para nós. Juntos somos mais fortes!


Salada de Trigo Grão Especial


Ingredientes

1 ½ xícara de chá de trigo grão cozido

2 tomates picado em cubos, sem sementes;

1 pepino picado em cubos

1 cebola picada;

1 dente de alho picado;

5 colher de sopa de salsinha picada;

5 colheres de sopa de hortelã picada;

Suco de 1 limão grande;

5 colheres de sopa de azeite de oliva;

Pimenta síria e pimenta dedo moça se gostar

1 colher de chá de sal ou a gosto.

1 pé de alface picada


Modo de Preparo

  1. Coloque o trigo grão de molho, por 10 horas. Como grão é um dos mais duros. Se for outro tipo não precisa deixar de molho.

  2. Troque a água, e cozinhe na panela de pressão, por 15 minutos, desligue e não abra a panela até esfriar ou sair totalmente a pressão.

  3. Confira a textura do grão está do seu agrado. (cozido), escorra e coloque em recipiente e deixe esfriar totalmente.

  4. Faca o molho. Em um bowl misture o azeite, o suco de limão, o sal e o alho bem amassado. Bata com auxilio de 2 garfos ou mini mixer por 2 minutos, deverá ficar quase cremoso.

  5. A esse molho batido coloque o tomate sem sementes, o pepino, a cebola, a salsa, a hortelã, a pimenta dedo de moça e o sal. Misture muito bem.

  6. A esse molho junte o trigo cozido.

  7. Somente quando for servir à mesa, misture as folha de alface picadas.

  8. Prove os temperos

  9. Se gostar coloque alguns croutons em cada prato servido

  10. Esta salada é refrescante, nutritiva e ótima entrada.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page