Abobrinha... com sabor e saber, que delicia saudável!!!
- Mari Mendes SocialMedia
- 20 de jun. de 2023
- 4 min de leitura
Dia 03 de fevereiro, gravei uma receita muito fácil e deliciosa...
O programa foi na Rede Brasil de Televisão com a Apresentadora Nani Venâncio, no seu Programa A Tarde é Show. Gravamos com platéia especial, comitiva de Votuporanga com direito a Miss, Mister e Príncipe, jovens lindos e curiosos. Parabéns a todos envolvidos, pois tudo acabou em FESTA! Veja as Receitas: ABOBRINHA MARINADA EM TRÊS VERSÕES

Ingredientes: 1 xícara (chá) de azeite de oliva - ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco - 4 abobrinhas grandes - 5 dentes de alho picados - 1 pimenta-dedo-de-moça, sem sementes, bem picada - Sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto. Se gostar: orégano e ervas picadinha.
Modo de Preparo: 1- Higienizar as abobrinhas, secar 2- Cortar em círculos ou em fatias longas seguindo o comprimento 3- Em frigideira grande, ante aderente coloque um pouco de azeite e grelhe as abobrinhas cortadas. Reserve. 4- Em uma panela frite o alho no azeite, sal e noz moscada, coloque o vinagre branco, os temperos (pimenta, noz moscada e sal) 5- Coloque num refratário um pouco do molho preparado em seguida a abobrinha grelhada e finalize com todo o molho pronto. 6- Cubra e leve na geladeira .

TRÊS SUGESTÕES COM AS ABOBRINHAS MARINADAS.

1- BRUSQUETA
Pão italiano assado, abobrinha marinada, tomate seco e queijo (cerejas de mozarela ou branco tipo frescal, em cubos. Servir quente ou frio. Levar no forno 180º.C por 10 minutos, fatias de pão italiano, esfregando 1dente de alho antes de levá-la ao forno.
Depois de assado, colocar a abobrinha marinada, o tomate seco picado e o queijo branco, decore com folhas de manjericão. Leve ao forno ou sirva fria.

2- MACARRÃO ESPECIAL COM ABOBRINHAS MARINADAS
Ingredientes: 300g de macarrão cozido – abobrinhas marinadas – Azeitonas e tomate cereja. Sirva quente ou frio. Decore com folhas de manjericão.

3- LANCHE DE ABOBRINHA EMBRULHADO
Ingredientes: Pão de Forma - Abobrinha marinada - Folhas verdes -Tomates fatiados.
Modo de Preparo: Passar o rolo de macarrão em cima da fatia de pão. Coloca-la em cima do papel alumínio, em seguida a abobrinha, as fatias de tomate fresco, em seguida folhas verdes a seu gosto. Enrolar em papel alumínio, apertar parte das pontas, ficara como uma bala. Levar à geladeira. Para servir pode cortar ao meio, ficará fácil de consumir. Para quem quiser conhecer as propriedades da abobrinha e curiosidades, segue um pouco de informação.
Usada como termo nada elogioso para designar um assunto sem conteúdo ou fora de propósito, a abobrinha, na verdade, tem seu valor garantido na gastronomia. E embora considerado um legume, trata-se de uma fruta na acepção biológica.
Acredita-se que as abóboras modernas, em geral, tenham surgido de uma versão mais selvagem já existente na América Central há mais de 10 mil anos.
A abobrinha foi levada para a Europa pelos espanhóis e se adaptou muito bem ao clima mediterrâneo. Mas só teve seu sabor delicioso reconhecido no século 20.

Até suas flores são usadas em preparações também tipicamente italianas: empanadas e fritas, formam um aperitivo delicioso, mas raro no Brasil. Com pouquíssimas calorias ( 19 a 25 kcal por 100 g, depende do tipo), a abobrinha é composta basicamente por água, 95% do legume é composto por líquido. No entanto, é uma boa fonte de vitamina C e de folato.
Além disso, contém também betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo.
A abobrinha esconde muitos benefícios a saúde. Um deles é a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. O potássio garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique equilibrada.
Presente no cardápio de muitos Brasileiros e de muitos Libaneses, a abobrinha é muito apreciada pelo seu sabor, pela sua textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico. Além disto, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.
Geralmente as abobrinhas são consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc. Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição, cerca de 90%, a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino. Também é um ótimo alimento para controlar enjoos e tem ação vermífuga.
Propriedades Nutricionais:
Alimento rico em betacaroteno (provitamina A), a abobrinha é uma boa fonte de vitamina C e dos minerais: cálcio, fósforo e ferro. Sua casca é rica em fibras, e por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.
Propriedades Medicinais:
Por ser rica em fibras, assegura ao intestino um bom funcionamento, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, a presença de betacaroteno (provitamina A) oferece proteção antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.
A abobrinha também deve ser usada nas papinhas de bebês, pois sua consistência facilita a digestão.

Fontes:
http://www.gazetadebeirute.com/2013/02/beneficios-e-propriedades-da-abobrinha.html
http://www.cnph.embrapa.br/laborato/pos_colheita/dicas/abobrinha.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abobrinha
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1703472-4529,00.html
* ANA MARIA RUIZ TOMAZONI
* Tel. +55 11 4121-5315
Escola de gastronomia Sabor e Saber
Comments