top of page
  • Foto do escritorMari Mendes SocialMedia

AÇÃO 2014 – FOOD REVOLUTION DAY / EDUCAÇÃO ALIMENTAR COM ALIMENTOS BRASILEIROS

Criado por James Oliver, o Food Revolution Day é um dia de ação global que pretende inspirar, educar e motivar as pessoas em todo o mundo a defender o seu direito a uma alimentação autêntica e saudável. A notícia se espalhou por meio das redes sociais e houve eventos em todos os continentes do Planeta.

Oliver coloca “Precisamos que todas as crianças entendam de onde vem a comida, como cozinhá-la, e como isso afeta o seu corpo, assim como fazer melhores escolhas alimentares para a vida.”

Nossa Escola Sabor e Saber Gastronomia “comunga” há muitos anos desses mesmos princípios. No ano de 2013, desenvolvemos, no mês de maio, duas ações especificas, em comemoração ao movimento, com alimentos brasileiros como a mandioca, Cambuci e banana verde.


Nossa preocupação além de divulgar alimentos naturais brasileiros de baixo custo, é o ato de cozinhar em família, isso vem se perdendo no decorrer das ultimas três décadas e precisamos ter ações práticas, prazerosas, com muito dialogo, colaboração e amor pelo que consumimos.




Há poucos anos, famílias faziam suas refeições à mesa. Mães e avós trocavam receitas e tinham imenso prazer e cuidar pessoalmente da alimentação da família. Hoje os domingos são em restaurantes, que mesmo na mesa, as pessoas estão preocupadas em ficar olhando suas mensagens em IPAD, celulares e não disfrutam do prazer de comer, do prazer de estarem em família ou da companhia. O que aconteceu com o ato de alimentar-se? O que é nutrir-se? Porque não cozinhamos mais em casa? Porque os valores do prazer à mesa está cada dia mais esquecido?



Os valores mudaram e terceirizamos nossa alimentação para empregadas, cantinas de escola, redes de fast food, "deliveries", produtos industrializados e congelados. A cobrança veio rápida em forma de doenças.



Acredito que pelo menos nesse dia do Food Revolution Day (16 de maio), celebrado anualmente, Blogs, Sites, Redes Sociais e pessoas ligadas à uma alimentação mais saudável e sustentável devem se juntar criando uma rede de informações, dicas, receitas e orientações sobre o alimento e sua relação com o nosso bem estar físico e emocional.



Registro de nossa ação em 2014: Local: Fundação Criança São Bernardo do Campo, no Galpão Cultural-

Na Rua Francisco Visentainer,804 -



Período: manhã 9:00h - as 11:30h. tarde 14.00 as 16.30h - Trabalho voluntário



Público Crianças e adolescente da Própria Instituição e das crianças do Tempo da escola. (Aproximadamente 150 pessoas por turno)



Apoio: Para o evento nos dois períodos teremos apoio de grupo de mães, grupo de jovens do curso lanchonete escola e de educadores da Fundação Casa.


Metodologia:


1- Iniciamos com apresentação em data show contextualizando o tema Educação dos Alimentos Brasileiros - Dia Nacional da Mandioca - a raiz rainha do Brasil- passamos o vídeo Do Instituto Maniva – Sr. Bene vai a Itália – dando exemplo de cidadão brasileiro que tem orgulho de sua profissão, agricultor que tem a responsabilidade sobre o produto que vai vender, exemplo de pai de família.


As crianças adoraram o filme, se identificaram com Sr. Bene , contando sua primeira viagem de avião e hábitos diferentes de outros países. Levamos a raiz com casca, sem casca e cozida para ser transformada em nhoque.




2- Em seguida falamos do fruto Cambuci, brasileiro, que encontramos na Mata Atlântica. Que utilizamos no preparo de um molho branco, para servir com o nhoque.


3- Logo colocaram as toucas na cabeça, passaram álcool gel nas mãos já lavadas e foram para as mesas.



4- A Chef. e educadora Ana Tomazoni, explicou o passo a passo do preparo do nhoque e só então colocaram a mão na massa. Quanta curiosidade! Que alegria! Logo estavam familiarizados com os cordões para serem cortados no formato de nhoque.

5-Uma vez cortados eram colocados em bandejas para serem cozidos e servidos com molho.



6- Foram cozidos em água abundante. Aguardaram até subirem a tona e serem retirados.



7- Servir com molho desejado.



8- Enquanto cozinhávamos os nhoques, finalizamos o molho e montamos as degustações, a Orquestra de Cordas da Fundação Criança, regida pelo Maestro Kiko Magalhães, tocava musica em homenagem a copa e outras clássicas. Muito lindo! Quanta emoção!



9- Gostaria de parabenizar a Fundação Criança por acreditarem na proposta desafiadora, de um evento com Mão na Massa, com tantas crianças, o apoio do Coordenador da ação o prof. Freddy, do Galpão Cultural, presente no passo a passo e juntos num dialogo intenso fazendo acontecer!




Como convivum do Slow Food no Grande ABC SP , esta ação foi ao encontro de nossas atividades educacionais como oficina do gosto!



Educar para transformar!


Conhecer alimentos de nossa terra brasileira é dever de cidadania!



#FRD2014 by Ana Tomazoni






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page