• Chef Ana Tomazoni

5º Dia Semana do Meio Ambiente | Ana Tomazoni e Atrium Shopping

Educar com alimentos também é aproveita-lo totalmente! Assim com os resíduos orgânicos crus do dia fazemos a nossa compostagem doméstica.

A compostagem doméstica ou compostagem caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo.

Assim temos consciência que estamos reduzindo toneladas de lixo orgânico, que quando vão para os lixões, todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. Se cada um fizer sua parte, nosso meio ambiente será muito melhor!

Educar com compostagem traz um encantamento e consciência diferenciada nas pessoas.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Simples de preparar bater no liquidificador, as cascas de frutas, vegetais, ovos, bora de café, sobra de chimarrão e chás etc com agua. Abrir uma cava ao lado pé da planta ou dos temperos despejar um pouco da compostagem e cumprir com a terra que afastou, simples assim seu adubo natural com o aproveitamento total dos seus alimentos.

Sempre que for utilizar misture bem a terra.

São importantes alguns lembretes, as sobras orgânicas, devem ser conservadas na geladeira para evitar cheiros e mosquitinhos, assim como alguns resíduos como mostra o quadro abaixo, (Fonte Morada da Floresta) que achei didático, devem ser observados antes de aproveitar para reciclar.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo